Planilha De Gestão Financeira Forma Fácil

Para ter uma vida financeira estável, não é surpresa para ninguém que a gestão é fundamental para isso. Não somente para poupar mais, mas também para entender como funcionam os seus hábitos financeiros. Por isso, vamos ensinar como criar uma planilha de gestão financeira de forma fácil!

Uma pesquisa do SPC Brasil revelou que 46% dos brasileiros não controlam as próprias finanças. Embora, a maioria da população ainda seja leiga sobre gestão financeira, o tema ganhou força na sociedade nos últimos anos e, neste sentido, aprender como controlar os próprios gastos e ganhos já tem se tornado uma prioridade para muitas pessoas.

Neste cenário, uma grande ajudante para manter as finanças em dia é a planilha de gestão financeira. Basicamente, é uma planilha que contém todos os seus gastos e ganhos, além de outros detalhes e metas sobre a sua vida financeira. Por isso, confira algumas dicas para criar uma planilha de gestão financeira facilmente!

(Imagem: Google)

Estruture sua planilha de forma simples

O primeiro passo para criar uma planilha de gestão financeira, é apostar na simplicidade. Isso, porque além de não exigir recursos avançados – como os usados no Excel ou Google Planilhas, por exemplo – a linguagem da sua planilha será mais simples e dinâmica.

Além disso, caso você compartilhe a planilha, os colaboradores terão mais facilidade para manuseá-la. Aliás, é necessário pontuar que a planilha só deverá começar a ser usada quando estiver pronta, além de ser um documento automatizado e prático.

Crie categorias para seus ganhos e gastos

Para uma planilha de gestão financeira, ter uma categoria para mostrar todos os ganhos e gastos é fundamental. Neste sentido, isso vale tanto para uma planilha pessoal como empresarial, para averiguar toda a movimentação financeira que existe.

Inicialmente, você pode separar apenas as despesas e receitas. No entanto, busque detalhar e ter mais controle da sua planilha, criando várias categorias para identificar todos os cenários da sua vida financeira.

Tenha detalhes na sua planilha

Complementando o passo anterior, sua planilha deve conter várias colunas, com todos os dados necessários para o seu controle financeiro. Dessa forma, inclua todas as informações possíveis, como histórico, data, categoria, e até mesmo o tipo de saldo.

Fazendo isso, você estabelece um padrão para a sua planilha e, dessa forma, o preenchimento ficará mais fácil. Como consequência, sua busca e preenchimento será mais rápido e eficiente, já que você conhecerá todos os detalhes da sua planilha.

Crie uma aba para cada mês

Normalmente, o balanço financeiro pessoal ou empresarial é feito mensalmente. Dessa forma, uma planilha de gestão financeira precisa ser organizada a cada mês, para ser observado detalhamento de todas as entradas e saídas, além da evolução financeira a cada mês.

Sendo assim, use uma estrutura padrão para cada mês. Isso, porque essa organização facilitará tanto na hora do registo das movimentações quanto nas análises posteriores de finanças.

Contudo, adotar esse tipo de estrutura, evita erros de digitação ou interpretação, tornando a sua planilha mais eficiente e dinâmica.

Tenha metas na sua planilha

Anotar gastos e ganhos é ótimo para sua planilha, mas definir metas e registrar investimentos é essencial para uma vida financeira organizada.

Além disso, quando criamos metas, podemos monitorar o quão perto da vida financeira organizada estamos. Por outro lado, caso haja custos imprevistos, poderemos identificar se estamos em uma situação financeira confortável para arcar com eles.

Paralelamente, vale citar que os objetivos podem mudar, mas, ao traçar metas, fica mais fácil analisar quais passos dar na vida financeira e como as metas batidas são importantes para mostrar evolução financeira.

Por fim, as metas também mostram como os erros financeiros podem ser evitados. Afinal, se precisamos atingir um novo objetivo, não poderemos repetir os erros anteriormente registrados na planilha.