5 Passos Para Uma Organização Financeira

Ter uma vida estável e organizada é o sonho de muitos brasileiros. Neste sentido, a busca por um projeto financeiro pessoal é essencial para conseguir organizar as finanças, mesmo sendo um desafio difícil de ser alcançado. Por isso, vamos te mostrar 5 passos para ter uma organização financeira!

Uma pesquisa do SPC Brasil apontou que 58% dos brasileiros não se dedicam às finanças. Historicamente, isso ocorreu devido à falta de educação financeira da população, atrelado a greves econômicas e outros cenários. No entanto, a discussão sobre uma vida financeira mais harmoniosa ganhou força na sociedade nos últimos anos.

Dessa forma, se você quer organizar suas finanças, mas não tem como controlar um consultor para isso, saiba que temos uma boa notícia! Isso porque vamos te mostrar alguns passos simples para você começar a se organizar financeiramente. Confira abaixo!

(Imagem: Google)

Conheça suas dívidas

Conhecer as próprias dívidas é fundamental para ter uma vida financeira organizada. Para isso, crie uma lista, incluindo os seus credores, os salvados devedores e a taxa de juros de cada dívida.

Além disso, informe como estão os status dessas contas, se você já pagou, se ainda falta pagar ou em quantas parcelas está. Embora pareça uma dica simples, muitos endividados não possuem conhecimento das próprias dívidas, o que torna a organização financeira mais difícil a longo prazo.

Após identificar suas dívidas, é fundamental começar a cortar gastos desnecessários. Além disso, um dos maiores problemas financeiros do brasileiro é o uso excessivo do cartão de crédito. Caso você seja uma dessas pessoas, está na hora de repensar os gastos com o crédito.

Busque educação financeira

Como mencionado, uma razão que leva os brasileiros a serem tão endividados é a falta de educação financeira. Com o crescimento da internet, encontrar dicas e informações financeiras ficou mais fácil do que nunca, ou seja, você não precisará gastar nada por isso.

Neste sentido, encontre artigos, vídeos e qualquer conteúdo que agregue na sua educação financeira. Assim, além de compreender melhor suas finanças, você ainda terá dicas de como ganhar mais, como os investimentos, por exemplo.

Tenha metas financeiras

Pouco adianta tentar se organizar financeiramente sem estabelecer metas. Neste sentido, trace metas interessantes, nem muito fáceis, nem impossíveis. Embora elas sejam prioridades, tenha em mente que sufocar com metas também não ajuda.

Dessa forma, estabelece metas e objetivos para curto, médio e longo prazo. Além disso, saiba que se manter fiel a elas é fundamental. Ao fazer isso, você além de realizar sonhos, estará também criando o hábito de dar continuidade a suas próprias metas.

Consequentemente, você conseguirá manter suas finanças em dias facilmente, além de atravessar momentos de crise financeira com mais segurança e responsabilidade.

Crie uma reserva de emergência

Viver dependendo do que ganha não é muito vantajoso para sua organização financeira. Neste sentido, para não sofrer com imprevistos, a melhor maneira é criar uma reserva de emergência. Basicamente, este fundo garante que você possa viver tranquilo mesmo que diversos problemas apareçam.

Em suma, especialistas apontam que o valor ideal da reserva de emergência seja de 6 a 12 meses das suas despesas mensais. Mesmo que não consiga juntar tanto, qualquer dinheiro guardado é bem-vindo, ou seja, você poderá criar sua reserva com pouco inicialmente.

Gaste menos do que você ganha

Por fim, esse é o passo mais importante. Embora pareça óbvio, cerca de 52% da população brasileira gasta mais do que ganha, tornando essa situação insustentável para as finanças pessoais.

Sendo assim, por ser o ponto inicial do endividamento, tenha em mente que os gastos devem ser condizentes com os ganhos mensais. Portanto, defina todos os seus gastos mensais, e subtraia-os pelos seus ganhos. Caso você saia no negativo, está na hora de reconsiderar os seus gastos.