Carregando...

Fundo Garantidor de Crédito: O Que é e Quais Investimentos São Assegurados

Descubra o que é fundo garantidor de crédito e entenda como funciona esse fundo que protege o investidor e também garante algumas aplicações de renda fixa. Desse modo, continue a leitura deste artigo e confira tudo sobre o fundo garantidor de crédito.

A princípio, os títulos que são emitidos por algumas instituições financeiras costumam oferecer rentabilidade superiores aos títulos públicos. Porém, muitos investidores perdem dinheiro com essas aplicações, pois a rentabilidade está sempre relacionada a riscos, mas se os títulos das instituições financeiras pagam mais geralmente também assumem riscos superiores.

Nesse caso, o receio faz com que os investidores acabem perdendo boas oportunidades. Assim, sabe-se que geralmente eles não levam em conta que existem um mecanismo que serve para ajudar a reduzir riscos de perda e ele funciona como FGC, ou para explicar melhor o Fundo Garantidor de crédito. Contudo, saiba mais a respeito do FGC logo abaixo.

Fundo Garantidor de Crédito (Imagem: Google)

O que é fundo garantidor de crédito?

Primeiramente, saiba que FGC trata-se de um fundo que busca preservar o patrimônio do investidor, isso se a instituição financeira sofrer alguma intervenção ou liquidação. Para explicar melhor o que é fundo garantidor de crédito, vamos supor que você tem um carro e fez o seguro dele. Bom, se o carro for roubado a seguradora irá reembolsar um determinado valor nessas condições.

Nesse caso o fundo garantidor de crédito é parecido como um seguro, só que protege alguns tipos de investimento e depósitos feitos através de instituições financeiras. Ele também é um mecanismo que garante que os clientes das instituições financeiras se recuperem do patrimônio investido, caso as instituições passem por um decreto de regime de intervenção, falência ou liquidação extrajudicial.

O fundo garantidor de crédito é uma instituição privada, sem fins lucrativos, com a missão de proteger os investidores no âmbito do sistema financeiro nacional. Além disso, previne o risco de uma crise bancária! O fundo foi criado em 1995 e até hoje presta auxílio para as próprias instituições financeiras. De tal forma, confira logo abaixo como funciona o fundo garantidor de crédito.

Veja agora como funciona o fundo garantidor de crédito

A princípio, o FGC é formado com recursos depositados periodicamente pelas instituições financeiras que são associadas, como: Caixa Econômica Federal, bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimentos, sociedade de crédito imobiliário, financiamento, poupança, empréstimos, entre outros.

Dessa forma o segurado paga um prêmio para poder obter uma cobertura de um seguro de Fundo Garantidor de Crédito. Sendo assim, os bancos fazem um depósito para poder formar um colchão de segurança, isso irá pagar os clientes e investidores se houver qualquer quebra da instituição financeira. Nesse caso, essas instituições abastecem o fundo garantidor de crédito por meio de um depósito pontos base 0,01% por mês, em cima do saldo de depósitos ilegíveis.

Vale lembrar que o fundo também conta com outras fontes de arrecadação e o valor máximo garantido e coberto pelo fundo garantidor de crédito é de R$250 mil por CPF ou CNPJ em cada aglomerado financeiro. De tal forma, o limite é válido para a soma de produtos que são cobertos fundo que o investidor tem em determinado conglomerado. Vale lembrar que é necessário prestar atenção ao conceito conglomerado que faz parte de instituições do mesmo grupo financeiro.

Seja como for, esse foi um artigo completo que fala sobre o Fundo Garantidor de crédito. Se você gostou e achou interessante, compartilhe com seus amigos que gostam de ficar por dentro do mundo dos investimentos. Além disso, continue navegando no nosso blog, assim você poderá conhecer outras novidades sobre investimentos e finanças.